Os segredos do meu coração foram revelados e agora?

0
95

Cateterismo cardíaco – Quais os procedimentos e precauções pós-exame que o paciente e o médico devem tomar

Ao término do exame, o resultado contendo o laudo descritivo e as imagens devem ser encaminhadas ao médico que solicitou o exame. Depois da avaliação do resultado dependendo do que foi diagnosticado e da gravidade, o cardiologista poderá optar pela manutenção do tratamento clínico, ou pela necessidade de uma intervenção, denominada angioplastia, que é o tratamento das obstruções nas artérias do coração, que foram detectadas no cateterismo, através da colocação de dispositivos conhecidos como stents. O procedimento é realizado também em ambiente hospitalar, com os mesmos cuidados pré-cateterismo, porém habitualmente é necessária uma internação hospitalar, por um período de 24-48 horas.

Com o avanço tecnológico, melhoria dos materiais utilizados, e experiência do operador, a angioplastia tem sido cada vez mais utilizada como tratamento da doença arterial coronária , obtendo excelentes resultados. De acordo com as características clínicas, escolha do médico, poderão ser utilizados diferentes tipos de stents (convencionais, farmacológicos ou bioabsorvíveis).

No caso de determinados problemas valvares detectados durante o exame (Estenose Aórtica, Insuficiência Mitral) e após uma avaliação cuidadosa do caso, com o cardiologista e o cirurgião, poderá ser necessário o tratamento destes problemas, através do implante de próteses ou dispositivos específicos, sem que haja necessidade de uma cirurgia aberta.

Em casos de defeitos congênitos e anomalias detectadas, próteses poderão ser utilizadas para ocluir ou tratar definitivamente o defeito. Cada vez mais, o cateterismo cardíaco tem exercido importante papel no diagnóstico de algumas cardiopatias congênitas. Ao mesmo tempo, o tratamento intervencionista tem sido cada vez mais oferecido a pacientes, que há algum tempo, tinham somente a cirurgia como única alternativa.

Na vigência de qualquer dúvida, ou necessidade de maiores esclarecimentos, o médico que realizou o exame (hemodinamicista ou cardiologista intervencionista) juntamente com o médico que solicitou o exame, estarão à disposição em ajudar e orientar o melhor caminho a seguir.

Matéria: Rojas Comunicação

Deixar uma resposta