Prepare o seu coração! Cateterismo Cardíaco – Em quais condições os paciente devem fazer o exame

0
462

Para que o cateterismo cardíaco tenha sucesso na sua realização é importante que o paciente saiba que apesar de ser um procedimento seguro, algumas recomendações devem ser seguidas antes do dia do exame. É imprescindível comunicar ao médico das enfermidades que já possui, uso de medicamentos e sintomas atuais.

Recomenda-se que os pacientes cheguem sempre acompanhados, com 1 hora de antecedência e tragam consigo os exames atuais realizados antes do exame. Todos que realizam o exame necessitam de um jejum de 6-8 horas antes da realização do cateterismo cardíaco.

Caso a pessoa que será submetida ao cateterismo esteja em uso de anticoagulantes, é preciso que estes sejam suspensos 5 dias antes do exame para avaliação da coagulação sanguínea. Os portadores de diabetes, que fazem uso de Glucoformin (Metiformin) devem ter essas medicações suspensas por 48h antes de realizarem este procedimento, devido às possíveis interações com o contraste iodado. As pessoas que possuem antecedentes de alergia ao contraste ou iodo deverão fazer um tratamento prévio com uso de antialérgicos e corticoides.

Na vigência de alguma doença, o exame poderá ser remarcado, a critério do médico, para ser realizado em melhores condições.

Importante ressaltar que cada paciente tem suas particularidades, que deverão ser consideradas, para a realização do exame.

Matéria: Rojas Comunicação

Deixar uma resposta