Qualquer exame seja ele preventivo ou diagnóstico deixa muita gente de cabelo em pé, tamanha a preocupação. Porém quando estes procedimentos têm relação com o coração, o nervosismo e o medo são maiores, afinal ele é nosso principal órgão… é ele que nos mantém vivos, bombeando sangue para todo o corpo.
Agora, caso você, algum amigo ou familiar tiver que ser submetido ao cateterismo cardíaco, pode se tranquilizar em relação a esse procedimento, pois com as novas tecnologias, o exame se tornou muito seguro e rápido. Ele é realizado com finalidade de se checar o funcionamento do músculo cardíaco, detectar obstruções nas artérias, alterações nas válvulas e descobrir defeitos congênitos. O cateterismo cardíaco dura em média cerca de 30-60 minutos, e é feito sempre em ambiente hospitalar.
O exame é realizado com anestesia local e consiste na introdução de um cateter (feito de material flexível) dentro de um vaso sanguíneo localizado na virilha, punho ou antebraço, até se chegar ao coração, guiado por um sistema de raio-X. Após, é realizado injeção de contraste iodado o que permitirá identificar obstruções, defeitos congênitos ou estruturais no coração.
Ao término do exame, é realizado um curativo local e o paciente recebe alta para casa no mesmo dia, em média 3-6 horas após o término do exame, com o resultado do exame gravado em imagens digitalizadas, disponível para ser encaminhado ao médico que solicitou o exame.
Não se esqueça de que é mais grave e arriscado desconhecer quais problemas acometem o seu coração, se expondo a probabilidades de complicações futuras, do que ser submetido ao exame, receber um diagnóstico preciso e dar início a um tratamento adequado e direcionado.
Matéria: Rojas Comunicação