1º Congresso Samu reúne especialistas em urgência e emergência de várias partes do país

0
291
Evento foi finalizado com simulação a múltiplas vítimas
Evento foi finalizado com simulação a múltiplas vítimas

O evento organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) reuniu no Portal Eventos, especialistas de várias partes do país, que abordaram as práticas mais atuais que envolvem a urgência e emergência, a fim de contribuir na qualificação e processo de formação de futuros profissionais de saúde e o aprimoramento da assistência prestada por profissionais que já atuam em Montes Claros e todo o Norte de Minas. Mais de 700 pessoas participaram do evento, entre profissionais do Samu, de hospitais, estudantes da área da saúde e representantes de Secretarias de Saúde de toda a região.

O tema principal tratou sobre as ‘Inovações tecnológicas em favor da vida’. Quem abriu o congresso na sexta-feira (1º), foi diretor do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Águia SP), Jorge Ribera, que falou sobre o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Conflitos e Propostas. O médico, que foi uma das principais atrações do evento, também ministrou no sábado as palestras com os temas ‘Da Compressão ao Esmagamento’ e o ‘Transporte Aeromédico’ – que trata respectivamente sobre como o profissional deve agir em situação de fraturas graves e como é feito o transporte aéreo desses pacientes. A palestra também contou a participação do Major Leonardo Simão, comandante da aeronave do Comando de Aviação de Minas Gerais.

A palestra buscou explicar aos participantes sobre a importância do helicóptero no socorro aos feridos mais graves, e como deve ser atuação dos profissionais de saúde e do piloto para garantir a vida do socorrido e da equipe de socorro.

Outros destaques do Congresso foram o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista Hemodinâmica, Marcelo Cantarelli, que durante o evento, lançou a campanha ‘Coração Alerta’, e falou sobre ‘Angioplastia Primária’; além da diretora do SAMU de São Paulo, Maristela Uta, que irá abordar o ‘Atendimento de Emergência ao Paciente Politraumatizado’.

O evento ainda contou com palestras de José Pazeli, representante do Winfocus no Brasil; Maria Aparecida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência; e Kelly Fortini, coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde, que durante sua fala elogiou a iniciativa. “O Samu Macro Norte está sendo o pioneiro no Estado a promover um evento de capacitação e aprimoramento, tão completo. A iniciativa é um exemplo a ser seguido por outras regiões, e com toda certeza fará toda diferença no modelo de atendimento as vítimas”, destacou ressaltando que o evento foi promovido sem ajuda financeira do Estado, mas que a Secretaria de Saúde reconhece o trabalho Samu e está disposto a ajudar em eventos de formação.

Representantes dos hospitais de Montes Claros, especialistas do SAMU Macro Norte e profissionais do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar (Corpaer), também ministraram palestras durante o sábado.

Para o estudante de enfermagem, Jorge Patrício que pretende atuar na urgência e emergência, “a experiência foi muito válida, foram dias de contato direto com profissionais experientes que trouxeram muitas novidades para essa área”, destacou.

Marina Aparecida Simões que é técnica de enfermagem do Samu de Pirapora, destacou “que o evento serviu como base para medidas mais eficazes no socorro as vítimas. A escolha dos palestrantes foi ótima, especialmente do Jorge, que trouxe muitas novidades que já são utilizadas em algumas regiões do país e até de fora”, disse.

Norte de Minas terá helicóptero

Também durante o Congresso, o presidente do Cinsrun e prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, deu a tão esperada notícia de que Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas será responsável pelo gerenciamento da regulação e assistência do serviço Aeromédico Avançado de Vida da Rede de Urgência e Emergência. “A chegada do helicóptero vai contribuir para melhorar a qualidade e o tempo de resposta nos atendimentos à população. E o serviço estará disponível para atuação em toda a região que faz parte da nossa área de atuação”, falou.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina Lacerda, destacou que “nós do Norte de Minas temos um diferencial que é a grande extensão territorial do Estado. Para elaborar e executar um serviço mais complexo tem que haver uma logística muito bem desenhada. Por isso é que nos acreditamos que as ferramentas tecnológicas, a ousadia no agir, está diretamente alinhado para dar uma resposta mais rápida no atendimento. Com essa novidade, teremos muito mais chances de sucesso nos atendimentos mais urgentes”, destacou.

Até então o socorro aéreo na região era realizado com o helicóptero Guará, que pertencia ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), mas passou a compor a frota regional criada pelo Estado. Nesse ano, já foram realizados seis salvamentos com essa aeronave, quando é necessário retirar os bancos traseiros para colocar a maca. Mas a aeronave que o SAMU vai receber é estruturado para atendimento a feridos, por isso é adaptado para receber as macas, além de todo equipamento necessário para socorro imediato. Atualmente somente Belo Horizonte e Varginha contam com esse serviço. A aeronave deve chegar a Montes Claros ainda neste ano.

Profissionais do Samu e de hospitais, além de estudantes foram o público alvo
Profissionais do Samu e de hospitais, além de estudantes foram o público alvo

Fonte: http://www.gazetanortemineira.com.br/noticias/seguranca-publica/1o-congresso-samu-reune-especialistas-em-urgencia-e-emergencia-de-varias-partes-do-pais

Deixar uma resposta