O cateterismo cardíaco é um exame realizado para verificar a existência e a gravidade de obstruções nas artérias do coração, alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco, além de permitir o diagnóstico de problemas congênitos.
A obtenção do acesso arterial constitui a etapa inicial e fundamental para a realização do exame. O procedimento é realizado a partir da introdução de um cateter de material flexível juntamente com uma injeção de contraste iodado, o que permitirá a análise das estruturas estudadas. A inserção do cateter no vaso sanguíneo pode ser pela virilha, punho ou antebraço, até chegar ao coração.
A escolha da via de acesso é sempre determinada pelo médico, baseada na sua experiência pessoal e particularidades do paciente e situação clínica.
A realização do exame através do punho (acesso radial), tem sido cada vez mais realizada, por ser muito confortável para o paciente, permitindo a deambulação precoce, além de menos complicações.
O exame também pode ser realizado pela virilha, através da artéria femoral, habitualmente, pelo lado direito. Ao término do exame por esta via, é necessário fazer uma compressão no local, por cerca de 20 minutos. Na impossibilidade de se realizar o exame por este local devido a obstruções na aorta, ou de qualquer outra contraindicação, outras vias menos habituais podem ser utilizadas como o antebraço (artéria braquial).
Matéria: Rojas Comunicação