O caso da Válvula Transcateter

0
155

Dia 26 de julho, quarta-feira, das 15h às 16h30, na sala FGV Nove de Julho, acontecerá um debate sobre o acesso ao sistema público de saúde e desenvolvimento do complexo industrial, com foco no uso da Válvula Transcateter, utilizada no tratamento da estenose aórtica degenerativa em idosos. Durante o evento médicos e economistas discutirão a viabilidade econômica dessas novas tecnologias, seus impactos e sua necessária ampliação.

A partir da Lei n° 12.401/2011, foi instituída a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). Como órgão assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia, ele tem como objetivo avaliar as novas tecnologias a serem incorporadas no sistema público de saúde.

As análises econômicas são parte fundamental do processo de incorporação dessas novas tecnologias. O Brasil, apesar de ser uma das principais economias do mundo, ainda não desenvolveu plenamente a indústria de medicamentos, dispositivos e equipamentos em saúde, denominados Complexo Industrial da Saúde. Por isso, há um déficit significativo na balança comercial deste segmento.

Promover políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento deste Complexo podem, além de movimentar a economia, ampliar o acesso a essas novas tecnologias.

Com objetivo de discutir o tema, realizamos análise socioeconômica da incorporação de uma nova terapia no SUS, denominada implante transcateter de válvula aórtica para o tratamento da estenose aórtica degenerativa do idoso.

A equipe do Grupo de Economia fará a apresentação do trabalho, seguida de debate com os convidados. O evento é gratuito e também será transmitido online no YouTube. O acesso será disponibilizado no Twitter (@gesner_oliveira) e no Facebook 10 minutos antes do início do seminário. Participe utilizando a hashtag #grupodeeconomia.

Fonte: http://saudebusiness.com/eventos/o-caso-da-valvula-transcateter/

Deixar uma resposta