Dieta rica em fibras é essencial no controle do colesterol

0
96

Acabou aquele papo de transformar alimentos como os ovos em vilões. O perigo maior é a comida calórica

Outra mudança importante é equilibrar a dieta para evitar o aumento de peso e, principalmente, o acúmulo de gordura na altura da cintura, em vez de ficar obcecado apenas em tirar do prato ingredientes que podem conter um pouco mais de colesterol. No dia a dia, isso se traduz em diminuir a presença de fontes refinadas de carboidrato, como o açúcar e os pães brancos.

Os alimentos de origem animal também exigem pitadas de moderação e, no caso, não só pelo colesterol que fornecem, mas porque costumam ser calóricos com seus teores de gordura. Tão fundamental quanto controlar esses alimentos, é incluir no cardápio com generosidade fontes de fibras solúveis. Elas estão na campeã aveia, nas leguminosas e nas frutas.

No intestino, as fibras solúveis se transformam em uma espécie de gel, que arrasta as moléculas de colesterol para fora. Elas ainda mantêm íntegra a gigantesca população de bactérias que habitam o intestino, nossa microbiota. Afinal, estudos indicam que uma microbiota em equilíbrio também faz diferença.

 

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/especiais/colesterol/index.htm#dieta-rica-em-fibras-e-essencial-no-controle-do-colesterol

Deixar uma resposta